O IECV lançou o ranking das cidades mais perigosas de São Paulo. Em 2020, Itanhaém liderou a lista com 139 municípios analisados.
O IECV (Índice de Exposição à Criminalidade Violenta) considerou indicadores, como: crimes letais; crimes sexuais; e crimes contra o patrimônio.
O estudo feito pelo Instituto Sou da Paz, analisou os índices de criminalidade de 139 municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes.
Dessa vez, o estudo analisou os dois semestres em virtude da pandemia da Covid-19. Diferente dos anos anteriores, que foi anual.
Segundo a Diretora Executiva da organização não governamental, Carolina Ricardo, em 2020 o foco do estudo agregou o critério da pandemia da Covid-19.
Correlacionando o fenômeno do crime com as mudanças comportamentais ocorridas no período. O qual foi afetado pelo novo contexto social que se impôs à sociedade.
Somado a isso, a disposição para o crime só aumentou, após o Ministro Fachin - Supremo Tribunal Federal – ter autorizado a liberação dos presos.
Mesmo que a intenção tenha sido evitar riscos de contaminação e a morte dos detentos. Todavia, a decisão aumentou a insegurança na população.
Que inclusive, um dos mais perigosos traficantes do Brasil – Valacir de Alencar, foi beneficiado com a medida do judiciário.
O IECV – Índice de Exposição à Criminalidade Violenta ano 2020 considerou a média ponderada de três subindicadores:
Cujos indicadores revelaram:
Sendo este último um índice sob suspeita, para Carolina Ricardo, visto que muitos desses crimes são subnotificados.
Com as devidas considerações quanto aos critérios para definir riscos à segurança, veja as cidades mais perigosas de São Paulo:
Por coincidência, ou não, metade da lista é composta por cidades litorâneas. As quais costumam receber muitos turistas durante o ano inteiro.
Finalmente, lendo esse post você pôde conhecer quais são as cidades mais perigosas de São Paulo.
Esperamos que o estudo sirva de parâmetro para os gestores municipais melhorarem a segurança local para os moradores, e para os turistas.
Aproveitando a oportunidade: para mudanças sp, acesse o site Orçamento Mudanças Online.